Você se conhece? De verdade?

Já falamos sobre Inteligência Emocional e a sua importância para o nosso dia-a-dia, principalmente no trabalho. Se você não viu clique aqui e aqui e fique por dentro!

Um dos pilares para a Inteligência Emocional é o autoconhecimento e é aí que entra a minha pergunta: você se conhece de verdade?

Você sabe como irá reagir diante de uma situação de estresse totalmente nova para você? Você sabe que gatilhos emocionais desencadeiam certas reações em você?

Reflexão…

Cada um de nós é único! Não há mais ninguém exatamente igual a você no mundo!

Mesmo que você tenha um irmão/irmã gêmeo(a), ele(a) não é igual a você. Ninguém tem as suas impressões digitais, a sua íris, a sua personalidade, suas vivências e experiências, suas crenças, seus ideais, seus sonhos… Você é um conjunto de coisas que juntas foram quem você é: um ser completamente único!

Com toda essa riqueza dentro de você, acredite, vale muito a pena te conhecer! 😀

O autoconhecimento deve ser praticado a fim de identificarmos nossas habilidades e talentos, pontos fortes e fracos, gatilhos, reações, etc. Entender nosso próprio mecanismo é o primeiro passo para aprendermos a utilizar os recursos internos e externos para nos reequilibramos quando for preciso.

Mas como desenvolver o autoconhecimento? Segue algumas dicas valiosas:

Reflita

Pergunte a si mesmo o que você gosta, quais são suas motivações, o que te faz bem, no que você é bom, no que precisa melhorar, etc.

Anote! Vai te ajudar.

Seja grato

Ao invés de focar no que falta, porque não sermos gratos por aquilo que temos e conquistamos? Vamos ver o copo meio cheio!

Aqui vai um exercício: liste 5 coisas pelas quais você é grato hoje.

Faça isso sempre!

Diga não

Perceba seus limites e diga não quando for preciso.

Isso vale para todas as áreas da vida. No trabalho, por exemplo, se comprometer com mais do que você consegue entregar pode te trazer sérios problemas, inclusive emocionais!

Saia da zona de conforto

Faça coisas novas! Mude de ambiente, de atividade, faça coisas que você nunca fez.

Experimente! Você vai descobrir coisas muito interessantes sobre você.

Esteja aberto a mudar de opinião

Não é vergonha nenhuma mudar de opinião. Nós nos desenvolvemos e crescemos ao longo da vida e mudar de opinião mostra maturidade.

O sábio pode mudar de opinião. O ignorante, nunca.

Immanuel Kant
Cuide de si mesmo

É importante tirar um tempo para desligar de tudo, descansar, cuidar do corpo e da alma, passar um tempo com a família ou amigos, fazer algo que te dê prazer.

Medite/Ore

Tire um tempo diário para meditar e/ou orar.

Muitas vezes é difícil parar, mas não se preocupe! Não precisa ser um tempo longo. Apenas tire alguns minutos do seu dia e se reconecte.

Autoconhecimento

Além de tudo isso, temos profissionais capacitados de extrema importância para nos ajudar nessa jornada interna. Não hesite em procurá-los! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *