Você faz uma boa Gestão do Tempo?

Você já deve ter ouvido falar sobre Gestão do Tempo e a importância dela para nossa produtividade, mas você faz uma boa gestão do seu tempo? Com esse post queremos te ajudar a descobrir e a melhorar a forma como você administra esse recurso tão escasso: o tempo!

Gerenciar o tempo não é programar cada mínimo detalhe e ficar preso em uma programação de tarefas e horários como se fôssemos robôs. Se trata de adquirir controle sobre o tempo disponível. Quem administra bem o tempo, aumenta a produtividade e ainda consegue ter momentos para relaxar e curtir.

Gestão do tempo e produtividade andam juntas, pois ser produtivo não é trabalhar horas e horas a fio, mas sim obter bons resultados através das horas de trabalho.

Para saber se você faz uma boa gestão do tempo, o primeiro passo é o autoconhecimento.

A importância do autoconhecimento

Muito ignoram, ou não prestam atenção, no fato de que cada um tem um horário em que funciona melhor, o famoso horário nobre. Esse é o período de tempo em que produzimos mais e desempenhamos melhor nossas atividades.

O horário nobre varia de pessoa para pessoa. Alguns funcionam melhor de manhã, outros a tarde ou a noite (pode até ser de madrugada!).

Descobrir qual é o seu pode ser útil para que você execute as tarefas que exigem mais atenção nesse horário e assim aproveitar esse período mágico em que nos tornamos seres superiores (brincadeira! não é para tanto!).

Além do autoconhecimento, você pode descobrir se faz uma boa Gestão do Tempo, fazendo as seguintes reflexões:

Você sabe priorizar?

Priorizar tarefas e atividades é essencial, pois não podemos fazer tudo né? Ninguém é tão ocupado, tudo é questão de prioridade!

Temos que saber diferenciar atividades que são:

  • importantes e urgentes
  • importantes, mas não urgentes
  • urgentes, mas não importantes
  • nem importantes e nem urgentes

Assim fica mais fácil saber o que fazer primeiro não é mesmo?

Você trabalha até não aguentar mais?

Se você trabalha feito doido até ficar cansado, você precisa rever os seus conceitos. Pausas são importantes para nossa produtividade, motivação e saúde.

Devemos ter um equilíbrio para que possamos realizar nossas atividades com fluidez e sem stress.

Você faz listas ou tenta lembrar de cabeça?

Listas nos ajudam muito! Ao invés de ocupar sua mente com coisas que você poderia muito bem anotar, e ainda correr o risco de deixar algumas coisas passarem despercebidas, que tal livrar espaço na sua mente com coisas mais importantes?

Você faz boas estimativas de tempo para as atividades que irá fazer?

Estimar tempo para a realização de tarefas é muito importante, pois com isso conseguimos identificar qual é o tempo médio que gastamos com cada atividade e assim conseguimos fazer um planejamento melhor.

Se você não sabe quanto tempo leva para cada coisa, comece agora a estimar e depois comparar com o tempo real. Vá ajustando a sua estimativa com a realidade. Além de aprender a estimar, você conseguirá planejar melhor o seu dia.

Você sabe as causas de interrupções no trabalho?

Sabia que as interrupções são uma das principais coisas que roubam nosso foco e nos faz perder tempo? Bom, mas isso é assunto para outro post! Falaremos mais em breve.

Identifique quais a principais interrupções que você tem no seu dia-a-dia e tome atitudes para evitá-las.

Existem várias técnicas e ferramentas que pode nos ajudar a administrar bem o nosso tempo, por isso veja também 7 ferramentas e metodologias para uma boa Gestão do Tempo.

Até mais!

2 Replies to “Você faz uma boa Gestão do Tempo? Descubra!”

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