Transforme as segundas-feiras

Domingo a noite, você está se preparando para dormir… Como você se sente? Desmotivado? Desanimado porque o dia seguinte é segunda-feira? Se sim, esse texto é para você! Queremos te ajudar a transformar as segunda-feira!

A síndrome do domingo é noite é muito comum entre nós brasileiros, fazendo com que muitos cheguem na segunda-feira totalmente desanimados, passem a semana toda ansiosos para finalmente chegar a sexta-feira e quando chega…

Sexta-feira

Mas não devíamos viver assim não é mesmo? Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e devemos tornar esse tempo mais leve e prazeroso. E o desafio é ainda maior se você exerce um papel de liderança, afinal você precisa se manter motivado e influenciar seu time a isso também.

Já falamos sobre motivação em posts anteriores (aqui e aqui), mas queremos focar em como ter prazer no nosso trabalho e transformar nossas segundas-feiras. A resposta para isso é Propósito!

Propósito

Certa vez, na década de 60, o ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em uma visita a sede da NASA encontrou com um faxineiro limpando o piso além de seu horário habitual. Intrigado perguntou ao faxineiro “O que o senhor faz aqui?” O faxineiro estufou o peito e respondeu “Senhor presidente, estou ajudando a colocar um homem na Lua.”

Isso é que é senso de propósito! O faxineiro, que infelizmente desconhecemos o nome, sabia exatamente da importância do seu trabalho naquele lugar. Ele conhecia o propósito da empresa e fazia parte daquilo. É disso que nós precisamos e que devemos passar para os integrantes do nosso time.

“O propósito é o senso de que fazemos parte de algo superior a nós mesmos, que somos necessários, que temos algo melhor no futuro pelo qual devemos trabalhar.”

Mark Zuckerberg (Fundador do Facebook)

Ter uma razão pela qual fazemos nosso trabalho (que não seja apenas o salário no fim do mês) nos torna mais felizes e motivados. Todos querem fazer parte de uma história, de algo maior e que traga benefícios para a sociedade.

Todos precisam ter propósitos individuais, mas é fundamental que os colaboradores conheçam e façam parte do propósito da empresa para qual trabalham, afinal empenham tempo e esforço para tal.

Para desenvolver o senso de trabalho com propósito, a empresa deve ter seus valores estabelecidos de forma clara e alinhada com os colaboradores. Por isso, é necessário consolidar uma cultura voltada para o cumprimento desse propósito e buscar profissionais que tenham as características necessárias para abraçar essa causa junto com a organização.

Tenha sempre em mente que além de definir o propósito da existência da empresa (que não deve ser apenas lucro), também é necessário que os profissionais saibam o papel que desempenham no cumprimento desse objetivo. Mostre para eles que são uma parte importante de algo muito maior e não se esqueça: Empresas são feitas de pessoas!

No próximo post falaremos sobre como identificar o propósito da empresa. Não deixe de ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *