Principais vantagens do controle de ponto digital

Porque utilizar controle de ponto digital? O controle de ponto digital é o que há de mais moderno para acompanhar os horários dos colaboradores, identificar faltas ou atrasos e fazer apuração de horas trabalhadas.

Ao utilizar esse método de controle de ponto a empresa poupa muito tempo da equipe de RH, pois os pontos e a apuração das horas são realizadas em tempo real, evitando trabalhos e conferências manuais.

Além da praticidade, reduz erros, evita pagamentos indevidos e torna a gestão mais simples. Sem contar que a empresa fica respaldada juridicamente, tendo em mãos todas as informações de ponto dos colaboradores, podendo provar caso venha a sofrer algum processo judicial.

As marcações de ponto são realizadas através de dispositivos eletrônicos com acesso a internet como celular, tablet ou computador. Ou seja, não é necessário comprar um equipamento caro apenas para essa finalidade, como é o caso de relógios de ponto, que também geram custos com manutenção.

Outro ponto importante é que as informações ficam armazenadas na nuvem, ou seja, se houver algum problema com o equipamento ou o prédio, as informações não serão perdidas.

O controle de ponto digital traz benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Assim todos ganham!

controle de ponto digital: todos ganham!

Vantagens para a Empresa:

  • Praticidade e economia de tempo
  • Informações em tempo real
  • Apuração de horas automatizada
  • Menor custo em comparação a relógios de ponto
  • Segurança em processos trabalhistas

Vantagens para os Colaboradores:

  • Segurança de que todas as horas trabalhadas serão registradas e pagas
  • Possibilidade de acompanhar os próprios registros de ponto
  • Respaldo jurídico, caso a empresa não cumpra as obrigações

Como escolher um sistema de controle de ponto digital?

Agora que já sabemos os motivos para utilizar esse método de controle de ponto, devemos ter em mente que algumas coisas devem ser levadas em consideração na hora de escolher um sistema de registro de ponto. São elas:

Recursos oferecidos

Existem alguns recursos que não podem faltar em um sistema de registro de ponto:

  • Validação de geolocalização: você precisa saber que o funcionário está realmente no local de trabalho não é mesmo? Afinal, com um celular ele poderia estar em qualquer lugar
  • Registro de ponto offline: e se a internet cair ou o local de trabalho tiver um sinal ruim?
  • Registro de ponto manual: caso alguém tenha esquecido de registrar o ponto ou, por algum motivo foi impedido de fazer, é necessário que você possa incluir registros manualmente, evitando que alguém saia prejudicado

Facilidade de uso

De nada adianta um monte de recursos que ninguém consegue usar! Alguns sistemas são tão complexos e tem tantas configurações a serem feitas antes de começar a utilizar que muitos acabam desistindo. Por isso, prefira um sistema que seja simples e tenha o que você precisa. Evite pagar por coisas que você não irá utilizar.

Custo benefício

Para utilizar um sistema de registro de ponto, normalmente você adquire uma licença de uso mensal e o valor varia de acordo com cada sistema. Alguns também cobram uma taxa de implantação para começar a utilizar.

O ideal é que você possa pagar por colaborador que irá utilizar o sistema, assim você paga apenas pelo que usa.

Não sabe por onde começar?

Nós recomendamos o PontoApp.

O PontoApp é fácil de usar, atende no que você precisa e tem o melhor custo benefício do mercado. Explicamos tudo isso em 5 razões para utilizar o PontoApp.

Leia também: Controle de ponto digital – o que a lei diz?

Agora que você já tem as informações necessárias vá atrás de modernizar o seu RH.

Sucesso! 😀

4 Replies to “Por que utilizar controle de ponto digital?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *