Identificando o propósito da empresa

Falamos sobre como ter senso de propósito pode nos ajudar a superar a síndrome do domingo a noite, de como trabalhamos mais felizes e motivados quando fazemos parte de algo maior e o quanto isso é importante no ambiente de trabalho em Transforme as segundas-feiras. O assunto agora será como identificar o propósito da empresa.

O propósito de uma empresa é algo que deve estar intrínseco desde a sua criação. Na verdade, mesmo que o(s) fundador(es) não tenha(m) percebido, o propósito nasceu junto com a empresa. Algo muito maior do que dar lucro, algo que estava escondido no sonho e anseio ao formá-la.

Muitos acham que o propósito está descrito na missão da empresa, mas não é só isso. A missão descreve o negócio e pode conter o objetivo, enquanto que o propósito inspira e dá orientação prática de como as decisões devem ser tomadas e as tarefas executadas. Uma estratégia de longo prazo não sobreviveria sem um propósito definido!

O propósito deve ser um norte claro de o que fazemos e todos os envolvidos devem saber, é quase como um compromisso moral. É um motivo para se orgulhar! Não podem ser apenas palavras bonitas, tem que ser algo em que a empresa e os colaboradores realmente acreditam.

Identificando o propósito de uma empresa

Se você não sabe o propósito da empresa que trabalha (ou da sua própria), as dicas a seguir te ajudarão a identificar o real objetivo da existência dessa empresa.

  • O propósito da empresa nunca é apenas gerar lucro. O lucro é consequência
  • Estude a história da empresa, pois como já falamos, ela nasceu com um propósito
  • O propósito é algo único e autêntico (não deve ser copiado de nenhuma outra)

Reconhecer o verdadeiro propósito dá trabalho, mas é recompensador. Após identificá-lo, deve ser transmitido, entendido e aceito por todos. Só assim todos poderão fazer a sua parte, em unidade, para o cumprimento de um único objetivo.

Ao realizar novas contratações procure identificar pessoas que acreditam nos mesmos ideias. Isso fará uma grande diferença na vida da pessoa e da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *