Dicas valiosas para aumentar sua produtividade no Home Office

Com o avanço da tecnologia, maior flexibilidade de algumas empresas e trabalho autônomo, cada vez mais vem crescendo no Brasil e no mundo o uso do Home Office, ou escritório em casa. No entanto estamos vivendo um período de grande expansão dessa prática, devido ao isolamento social necessário nesse momento de crise, causado pelo novo Coronavirus.

Home Office

Muitas empresas adotaram essa prática com o intuito de não pararem completamente as atividades e, para muitos, o Home Office é algo novo, sendo a primeira vez que trabalham dessa forma. Assim fica a dúvida como manter a produtividade durante esse período?

Claro que nem tudo são flores e o trabalho Home Office exige muita disciplina, mas se você seguir essas dicas poderá ser tanto ou até mais produtivo que dentro de um escritório. Vamos as dicas!

Tenha uma rotina

Assim como no trabalho fora de casa você tem uma rotina como hora para acordar, tomar café da manhã e ir para o trabalho, é necessário que você faça o mesmo para ser produtivo em casa.

Defina um horário para começar e para parar. O mesmo vale para o horário de almoço! Se julgar necessário você poderá até colocar o celular para despertar no horário de voltar, evitando que se distraia e perca a hora (eu faço isso!).

Isso também ajuda caso você tenha crianças em casa. É mais fácil para elas entender que naquele determinado horário você está trabalhando e que dará atenção a elas assim que acabar seu horário de trabalho.

Organize o local

É importante ter um local separado para essa atividade e que ele esteja organizado de acordo. Coisas fora do lugar tiram a nossa atenção, principalmente se forem coisas que não tem ligação com o trabalho, como brinquedos por exemplo.

Mantenha o local de trabalho organizado e separado para essa finalidade. Isso ajudará seu cérebro a entender que, apesar de estar em casa, você está em trabalhando e não pode a qualquer momento parar para assistir Vale a Pena Ver de Novo.

Faça listas

Listas de coisas a fazer nos ajudam a manter o foco, pois nos dá a sensação de progresso e realização. É tão gostoso riscar um item da lista marcando como feito!

Mas cuidado! Não faça uma lista gigantesca que você nunca irá conseguir terminar. Priorize as tarefas e seja consciente, não colocando metas impossíveis de alcançar. Assim você se manterá motivado.

A lista de coisas a fazer pode ser semanal ou diária. Eu, particularmente gosto de fazer a minha lista de coisas a fazer no dia, evitando me deixar ansiosa com as demais coisas.

Tire o pijama

Essa é muito importante! É muito fácil passar o dia de pijama ou descabelada se não irá sair de casa (principalmente em dias frios ou chuvosos).

Apesar de ser confortável é importante trocar de roupa para começar a trabalhar. Não precisa ser nada elaborado, mas é necessário fazer, pois cria um gatilho no cérebro que indica que mudamos de atividade. Não estamos mais no período de descanso.

Evite distrações

Você passa pela sala e o sofá começa a te paquerar, te convidando para assistir TV, jogar vídeo game ou mesmo tirar uma sonequinha… Ou talvez você seja uma pessoa mais ativa e se incomoda ao ver a pia cheia de louça para lavar e as mãos começam a coçar para se livrar logo dessa sensação. Muito fácil de você desviar da real tarefa que deveria estar fazendo para fazer inúmeras outras coisas não é mesmo?

Evite essas distrações! Tenha em mente que no local de trabalho não deve ter TV ligada ou conversas intermináveis no WhatsApp. Procure seguir a rotina que criou e deixe essas coisas para depois do trabalho ou para os momentos de pausa. Falando em pausa…

Faça Pausas

Assim como no escritório você tem o momento do café, é importante estabelecer pausas não muito longas para dar aquela esticada nas pernas, tomar um café e evitar ficar doido!

Lembre-se de seguir o número de pausas estipulado e o tempo determinado. Pode ser uma pausa de 15 minutos de manhã e outro no período da tarde, por exemplo.

Mantenha contato com a equipe

É importante manter contato com as pessoas com quem você trabalha, pois assim estarão todos alinhados e te ajudará a manter o foco, visto que existe um objetivo em comum e cada um tem que fazer a sua parte para funcionar. O senso de equipe é muito importante!

Existem várias ferramentas para fazer reuniões, vídeos conferências, compartilhar documentos e controlar tarefas que tornam esse item muito mais fácil. Você encontrará várias delas em nosso artigo Funcionários em Home-Office: 5 ferramentas valiosas.

Se você é autônomo e trabalha só, você poderá criar autoavaliações, que aliás são importantes para todos, para identificar se está chegando onde deveria. Isso te ajudará a se manter no caminho ou retomar, caso necessário.

E para aumentar ainda mais o controle a produtividade, você pode utilizar o PontoApp para cuidar das horas trabalhadas. Leia mais sobre essa ferramenta poderosa clicando aqui.

Enfim, hoje em dia é muito mais fácil de se trabalhar Home Office e, se você fizer do jeito certo, verá que pode ser muito produtivo e prazeroso, além de economizar tempo e combustível.

Siga nossas dicas e aproveite todas as vantagens de se trabalhar em casa!

One Reply to “Home Office: 7 Dicas para se dar bem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *