Como ser mais produtivo?


Já falamos sobre isso em Qual é o segredo da produtividade?, mas queremos reforçar alguns pontos e complementar com outros, trazendo dicas valiosas de como ser mais produtivo.

Faça planejamentos diários

Faça uma lista de tarefas a serem feitas no dia. É uma delícia ir ticando os itens da lista, pois assim conseguimos ver resultado o que nos motiva a continuar. Pode ser um planejamento semanal, se preferir.

Priorize

Não adianta fazer uma lista gigante que você nunca irá terminar a tempo, pois isso irá surtir o efeito contrário ao desejado. Por isso é muito importante saber priorizar as tarefas, colocando no planejamento aquilo que é realmente importante.

Lembre-se: quando tudo é prioridade, nada é prioridade!

Delegue

Você não é um super herói da Marvel e não irá conseguir fazer tudo sozinho (pensando bem, nem eles conseguem!). É importante delegar tarefas, não só para que você consiga fazer as suas coisas, mas porque mostra que confia na outra pessoa para executar aquela tarefa, o que pode motivar seus colegas também.

Tenha foco

Faça uma coisa por vez! É loucura achar que conseguimos fazer muitas coisas ao mesmo tempo (algumas mulheres pessoas até conseguem, mas ficaria mais bem feito se não precisassem!).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 17b563dedac9358aa7d3c439ab523f72.jpg
Foca no trabalho

Evite distrações

Cada dia aparece algo para nos distrair e isso atrapalha muito nossa produtividade, mas podemos evitar essas distrações! Por exemplo, que tal deixar o celular guardadinho enquanto executamos uma tarefa que exige muita atenção? Assim evitamos que as notificações das redes sociais fiquem nos convidando a dar aquela espiada.

Uma boa organizada no ambiente de trabalho também nos ajuda a eliminar distrações. Ambientes muito poluídos visualmente nos tira o foco, então que tal aderir a uma decoração mais “clean”?

Tire as pendências da cabeça

Nosso cérebro também é um excelente agente de distração! Quando mais precisamos de atenção ele nos lembra de que precisamos comprar leite, passar no banco ou qualquer outra coisa assim. Quando isso acontecer, anote! Assim o seu cérebro vai entender que já foi feito algo a respeito e você conseguirá retomar suas atividades mais focado.

Leve uma vida saudável

Sabia que ter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios e uma boa noite de sono nos torna mais produtivos? Pois é! Essas coisas fazem milagres na nossa vida!

Não trabalhe demais!

E por último, mas não menos importante, é: não seja louco!

Trabalhar muitas horas seguidas, a noite ou de fins de semana, deve ser feito apenas se extramente necessário. Trabalhar feito um doido nos estressa e prejudica nossa vida social. É importante, e necessário, ter um tempo para você fazer algo que goste e descansar.

Não se esqueça: existe vida após o trabalho!

Bom descanso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *