5 dicas para integrar novos colaboradores à equipe

Iniciar o trabalho em uma nova empresa é sempre desafiador, afinal uma nova fase da vida está começando e a expectativa costuma ser alta. Quem nunca se sentiu perdido no primeiro dia de trabalho?

Integrar novos colaboradores

Como já diz o ditado, a primeira impressão é a que fica! Fazer com que o novo colaborador se sinta a vontade na empresa irá deixá-lo motivado já no primeiro momento e isso sem dúvida é muito bom!

Integrar significa fazer parte de um grupo, sentir-se parte de alguma coisa e é exatamente isso que queremos que os colaboradores sintam!

Cuide bem de seus funcionários e eles cuidarão bem do seu negócio.

Richard Branson

Veja abaixo 5 pontos importantes ao integrar novos funcionários:

A empresa

Assim que um colaborador inicia na empresa é importante que ele a conheça, por isso vale tirar um tempinho para contar a história da empresa (não se alongue demais), a visão, missão e os valores.

A infraestrutura

Mostre a empresa para o novo colaborador e rapidamente ele vai se familiarizar com o local, além de que é sempre bom saber onde fica o banheiro e o cafézinho não é mesmo?

As pessoas

Aproveite esse momento para apresentar as pessoas com quem o colaborador irá se relacionar, a quem ele deve se retratar e as pessoas que desempenham uma função parecida com a dele (não se esqueça de avisar os demais funcionários da chegada do novo integrante para que ninguém fique olhando para ele com cara de “quem é esse daí?”)

A função

Deixe bem claro qual é o papel que ele irá desempenhar na organização e o que isso implica para a empresa. É motivador saber que o que você faz é importante e traz resultados, portanto mostre isso a ele! Aproveite também para passar lista de tarefas para a primeira semana de trabalho.

A avaliação de desempenho

Explique para o colaborador como e quando são feitas as avaliações de desempenho e apresente um plano de carreira, algo que ele consiga ver que tem potencial para crescimento dentro da empresa.

Prontinho!

Após isso, com certeza, o colaborador se sentirá bem recebido e parte integrante da equipe, pronto para entregar os melhores resultados!

Equipe

One Reply to “Como integrar novos colaboradores à equipe?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *