Como garantir uma boa comunicação no trabalho remoto?

No mundo existem 3 verdades na vida: a morte, os impostos e os desafios da comunicação!

A comunicação sempre foi um grande desafio no ambiente profissional. Muitas falhas e problemas só existiram devido a uma má comunicação. Não contente com isso, veio 2020 e a pandemia de Covid-19 que mudou o formato de trabalho, pegando muitas pessoas de surpresa.

E aí fica a questão: como garantir uma boa comunicação no trabalho remoto?

Primeiramente gostaria de frizar que o trabalho remoto já era uma tendência no mundo todo antes da pandemia.

No Brasil, com um crescimento um pouco tímido, o trabalho remoto já era realidade em algumas áreas de atuação e algumas pessoas, como eu, já trabalhavam de casa, ou de qualquer outro lugar do mundo que tenha uma boa conexão com a internet.

Além disso precisamos esclarecer que o trabalho remoto não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. Claro que é necessário ter disciplina, mas muitas pessoas tiveram uma má experiência com o home office por não estarem preparadas para vivenciá-lo. Elas foram pegas de “supetão” e tiveram que, da noite para o dia, trabalhar assim, muitas vezes sem local, recursos e estrutura adequados.

Trabalho remoto

Temos muito assunto para tratar dentro do tema trabalho remoto, mas vamos deixar para outros posts! Aqui falaremos sobre como ter uma comunicação eficiente no trabalho remoto. Confira nossas dicas:

Alinhe as expectativas

A primeira dica é alinhar com todos os integrantes do time sobre onde querem chegar, ou seja, o que se espera de cada um e como chegar no objetivo.

Clareza nas expectativas não só fará com que todos remem para o mesmo lado, como trará uma maior leveza para o trabalho.

Utilize ferramentas

Existem ferramentas poderosas disponíveis no mercado e muitas são gratuitas. Então use e abuse desses recursos, tanto para administrar o próprio tempo, quanto para saber como está o andamento do time.

Um bom exemplo de ferramenta é o Trello, onde você pode usar para definir tarefas, organizar prioridades, etc.

Defina canais de comunicação

Nos dias de hoje o que não falta é opção para canal de comunicação: telefone, e-mail, WhatsApp, Zoom, Google Hangouts, Google Meet, Microsoft Teams, Skype…

Definir quais canais de comunicação serão utilizados ajudará a manter o foco, afinal quando precisar falar com alguém, os integrantes do time podem ficar sem saber qual caminho tomar.

Faça comunicação assíncrona

Apesar de todos os canais de comunicação descritos acima (e outros não listados) é legal utilizar a comunicação assíncrona sempre que possível.

Comunicação assíncrona é aquela onde não há um retorno imediato entre os interlocutores. Por exemplo, um e-mail ou uma mensagem de WhatsApp, não necessariamente será respondido na mesma hora, evitando interrupções e ajudando a manter o foco, pois será respondida quando a pessoa estiver disponível.

Visivelmente esse tipo de comunicação serve muito bem para assuntos que não são urgentes.

Utilize vídeo conferência

Vídeos chamadas mantém o time próximo. Por isso, quando for necessário realizar uma reunião com várias pessoas (e será) faça uma vídeo conferência.

É muito importante manter as câmeras ligadas, pois é muito chato para quem estiver falando não ter o feedback visual e falar com um monte de quadradinhos pretos, sem saber se está sendo ouvido.

O aúdio de todos deve permanecer desligado e ser ligado apenas quando a pessoa for falar, para não causar ruídos e atrapalhar a comunicação entre os demais.

E o mais importante: Foco nos resultados!

Não adianta trabalhar remotamente e microgerenciar as coisas, querer saber exatamente o horário que cada um começou, o tempo que usou no cafezinho (salvo casos em que há atendimento ao público e precisa seguir um horário padrão).

O que quero dizer é que mais importante do que seguir uma carga horária pré-estabelecida é entregar os resultados esperados!

E para não perder o controle das coisas, vai aí uma dica extra: com o PontoApp você consegue administrar a jornada de trabalho dos colaboradores e ainda assim dar a flexibilidade que eles precisam para trabalhar remotamente.

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