O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como saber lidar com as emoções das outras pessoas.

Atualmente, além das competências técnicas as empresas vem buscando colaboradores com inteligência emocional, sendo um dos grandes diferenciais na hora de conseguir uma vaga ou promoção.

Daniel Goleman foi quem popularizou e trouxe o significado de inteligência emocional que conhecemos hoje, através dos livros e artigos que publicou sobre o assunto.

Segundo Goleman, para ter inteligência emocional é preciso ter 5 habilidades essenciais:

  • Autoconhecimento: reconhecer os próprios sentimentos e quando ocorrem
  • Controle Emocional: saber lidar com suas emoções
  • Automotivação: ser capaz de se manter motivado
  • Empatia: entender os sentimentos das outras pessoas
  • Relacionamentos interpessoais: interação de qualidade com os outros indivíduos

A inteligência emocional está diretamente ligada ao sucesso de cada um, uma vez que a maioria das situações vividas no trabalho (ou fora dele) exigem habilidades de relacionamento e compreensão humana.

Como desenvolver e aplicar Inteligência Emocional?

Quando treinamos nosso cérebro com comportamentos emocionalmente inteligentes criamos hábitos saudáveis. Com o tempo as atitudes ruins são substituídas por atitudes construtivas e a inteligência emocional se estabelece.

Veja como desenvolver as habilidades emocionais:

Pratique o Autoconhecimento

Conhecer a si próprio é a base para saber lidar com as emoções. Faça uma autoanálise do seu comportamento e tente identificar pontos em que você apresenta dificuldade. Observe que situações trazem determinados sentimentos. Sabendo isso, você poderá evitar que você seja sequestrado pelo seu cérebro. Peculiar não? Falaremos sobre isso no próximo post!

Lembre-se que é preciso liderar a si mesmo antes de liderar os outros!

Procure dominar suas emoções

Observe suas reações em resposta a determinadas situações, assim será possível controlar seus impulsos. Não estou dizendo que é fácil, mas com prática e autocontrole é possível.

Importante! Controlar as emoções não significa reprimi-las, mas saber o momento certo de externá-las.

Exercite a Empatia

Tente se colocar no lugar do outro, entendendo suas emoções e ponto de vista. É importante evitar julgamentos e pensamentos pré-concebidos.

Ah! Entender o sentimento do outro não quer dizer que você sentiria o mesmo, pois isso depende de cada um e das experiências vividas, mas tente compreender o sentimento e se colocar no lugar se estivesse sentindo o mesmo.

Aprenda a lidar com a pressão

Estar sobre pressão é sem dúvida estressante, porém saber lidar com ela pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em muitas situações.

Muitas vezes será necessário se adaptar às mudanças e cobranças. Resiliência é essencial para a inteligência emocional!

Reconheça seus pontos fortes e fracos

Busque feedbacks sinceros sobre seus pontos positivos e negativos e com base nisso, reconheça o que você tem de bom e o que precisa ser melhorado.

Procure fazer isso com pessoas que confia e que querem seu crescimento. Pode ser amigos, colegas de trabalho, seu superior, etc.

Não tenha medo de se expressar

Procure falar sobre como você se sente (de forma não prejudicial a ninguém, claro!). Esse tipo de comportamento gera um clima de cooperação e, muitas vezes, ao falar você perceberá sentimentos que você nem sabia que estavam ali.

Pratique sua autoconfiança

Todos cometemos erros e temos que melhorar em várias áreas. Isso é para toda nossa vida! Sabendo disso, perceba que não é necessário se cobrar demasiadamente.

Busque reconhecer e melhorar, porém não se esqueça de olhar para o que você tem de melhor e do que você é capaz. Procure seus pontos fortes!

Autoconhecimento: 7 Dicas para você se conhecer melhor
Autoconfiança

Enfim, desenvolver inteligência emocional é fundamental não apenas no ambiente de trabalho, mas em todas as áreas da vida.

Comece a praticar e a desenvolver ou melhorar a sua! Eu farei isso também! 🙂

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