Como cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho?

Assuntos como produtividade, gestão do tempo e motivação estão sempre em alta e são muito importantes para alcançarmos bons resultados, mas como faremos tudo isso se não nos atentarmos para nossa saúde metal e dos nossos colegas de trabalho? Cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho é tão importante quanto qualquer outro assunto. Talvez mais!

Ritmo acelerado, prazos apertados, competitividade, cobrança, entre outras coisas, podem nos afetar negativamente, causando estresse, ansiedade e até depressão. Se quando nos machucamos fisicamente nós vamos ao médico, fazemos tratamento, fisioterapia e o que mais for necessário, por que não fazemos o mesmo com a saúde mental? Aliás, devemos cuidar preventivamente!

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) em um estudo feito em 2018, a depressão seria a doença mais impactante do mundo até 2020, e eles nem estavam prevendo uma pandemia! No início desse ano, uma matéria feita pela revista Exame, mostra que o preço da omissão é muito alto: estima-se que 1 trilhão de dólares sejam perdidos em produtividade todos os anos em decorrência da ansiedade e da depressão no trabalho.

Cuidar da saúde mental dos colaboradores e manter um ambiente saudável é de extrema importância tanto para o indivíduo em si, quanto coletivamente. Transtornos mentais são uma das principais causas do afastamento do trabalho e trazem impacto em todas as áreas. Então por que a maioria das empresas não faz nada a respeito?

Como lidar com o problema?

Da mesma forma que empresas possuem brigadas de incêndio e funcionários treinados para deixar o ambiente mais seguro, deve ter programas preventivos com relação a saúde mental dos colaboradores, bem como ter um programa de apoio para aqueles que já necessitam de um tratamento.

Veja algumas dicas e ideias de como cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho:

Escolha líderes com cuidado

Um mau líder pode ser um grande causador de estresse no ambiente de trabalho, por isso tenha cuidado ao escolher quem irá liderar uma equipe. Ter um bom currículo não é o único requisito, o líder deve ter o perfil para isso, saber conversar, ser um bom mediador e transmitir suas ideias com clareza.

Diga não a sobrecarga

Nem preciso dizer que um funcionário sobrecarregado é afetado física e mentalmente. Ofereça treinamentos para que mais colaboradores possam executar as mesmas tarefas, preencha lacunas e alivie a carga de quem está sobrecarregado.

Crie um plano de carreira

Não tem nada mais frustante do que trabalhar sem nenhuma perspectiva de crescimento e reconhecimento, ou pior ainda: insegurança. Um bom plano de carreira pode ser uma excelente forma de deixar todos mais felizes.

Invista em comunicação

Invista em uma boa comunicação interna, como uma rede social colaborativa ou um software de troca de mensagens. Assim é possível fazer comunicados de forma eficiente e mostrar que o colaborador tem voz dentro da empresa.

Outra forma de comunicação muito importante é o feedback. O feedback faz parte do crescimento profissional. É onde você pode expor as coisas que precisam ser melhoradas e fazer o reconhecimento daquilo que é bom. Mas não se esqueça de ouvir o feedback do colaborador com relação a empresa também. As pessoas precisam ser ouvidas: ouça-as!

Faça pesquisas de clima

Pesquisas de clima são uma importante ferramenta para identificar como está o ambiente de trabalho e tomar as medidas necessárias para melhorar. Pesquisas anônimas permitem que os colaboradores se sintam seguros e sejam sinceros na hora de responder.

Aprenda a lidar com emergências

Se um colaborador sofre um acidente de trabalho, ou um infarto, normalmente existe uma equipe preparada para agir nessa situação, mas se alguém tiver uma crise de ansiedade ou de pânico? Garanta que tenha pessoas preparadas para lidar com isso e socorrer quem precisar.

Não minimize os problemas mentais

Muitos acham que ansiedade, depressão, ou qualquer outro problema desse tipo, não é sério ou mesmo nem é real. Não seja essa pessoa! Esses problemas são reais e podem afetar qualquer um.

Deixe que os colaboradores saibam que estão seguros para tratar de assuntos assim, que não serão tratados como crianças ou mentirosos e que a empresa será discreta e sigilosa. Deixe claro que não é vergonha nenhuma e incentive-os a buscar ajuda se necessário.

Estimule hábitos saudáveis

Boa alimentação, exercícios físicos e mentais, alongamentos, meditação…

O incentivo pode ser feito por meio de ginástica laboral, palestras sobre alimentação, planos de saúde e parcerias com academias, etc. Seja criativo na hora de criar benefícios e estimular uma vida saudável.

Não se esqueça de cuidar de si mesmo!

One Reply to “Como cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *