Como aumentar a produtividade usando a técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro é um método de gerenciamento do tempo criada pelo italiano Francesco Cirillo, no final dos anos 80. É um método simples e muito eficiente para aumentar a produtividade e evitar distrações.

Francesco, com o intuito de aumentar sua produtividade nos estudos, começou a utilizar um cronômetro de cozinha para administrar o seu tempo e organizar suas tarefas. Como seu cronômetro tinha um formato de tomate (pomodoro em italiano), a técnica recebeu esse nome. Eu achei bonitinho!

Pomodoro

Ele dividiu o seu tempo em períodos de 25 minutos, onde ele fazia suas atividades 100% focado e sem nenhuma interrupção. Ao término desse período, o cronômetro fazia um bipe alto, então ele sabia que era o momento de parar. Sua pausa era de apenas 5 minutos e na sequência ele retomava o trabalho por mais 25 minutos. A cada 4 ciclos de 25 minutos, Francesco fazia uma pausa maior, de cerca de 15 minutos.

Vendo que obteve bons resultados, Francesco divulgou sua técnica em 1992.

Esse método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental, além de evitar o estresse, fazendo com que a sua produtividade cresça.

Primeiros passos para começar

Para começar a utilizar esse método, você deve seguir os seguintes passos:

  • Faça a lista de tarefas a serem executadas
  • Ajuste o cronômetro com o tempo desejado (normalmente 25 minutos)
  • Escolha uma tarefa para ser feita
  • Trabalhe nessa tarefa com foco total até que o alarme toque. Se surgir uma distração importante, anote e volte imediatamente para a sua tarefa
  • Ao soar do cronômetro faça uma pausa curta (3 a 5 minutos)
  • Depois de 4 ciclos desse, faça uma pausa mais longa (de 15 a 30 minutos)
  • Volte ao primeiro passo

Atualmente existem sites e aplicativos que auxiliam no uso dessa técnica que dispensam a necessidade de um timer de cozinha.

O que você achou desse método? Deixa sua opinião nos comentários.

Veja mais dicas de como aumentar a sua produtividade em Você faz uma boa Gestão do Tempo? e Como driblar as interrupções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *