As 10 habilidades mais buscadas no ambiente de trabalho

Você sabe quais são as habilidades mais buscadas pelas empresas para preencher uma vaga ou conceder uma promoção?

Você já deve ter percebido que o mundo mudou muito de uns tempos para cá (2020 não nos deixa mentir rsrs). Antigamente um bom currículo e bons relacionamentos eram suficientes para conseguir se destacar, mas isso mudou e hoje um diploma não é suficiente para atender as demandas no ambiente de trabalho.

Antes de mais nada quero deixar claro que uma boa formação, bons relacionamentos e experiência continuam sendo muito importantes para o sucesso profissional, mas há muito mais nesse mar de habilidades.

Para entendermos melhor, vamos falar sobre Hard Skills e Soft Skills!

Oi?
Hard Skills

As hard skills são aquelas habilidades específicas que aprendemos em cursos, graduações, workshops, etc. Elas podem ser mensuradas e comprovadas por diplomas, certificações, testes, enfim!

Essas habilidades são mais fáceis de identificar.

Soft Skills

As soft skills por sua vez, são as competências pessoais relacionadas a atitudes, comportamentos, inteligência emocional, etc. Essas habilidades não são comprovadas por diplomas ou certificações, logo elas são mais difíceis de identificar e requerem uma análise mais profunda como testes psicológicos e comportamentais ou mesmo conhecer a pessoa melhor para identificar essas habilidades.

Para ficar mais claro, alguns exemplos de soft skills são: liderança, capacidade de adaptação, flexibilidade, comunicação, trabalho em equipe, empatia, etc.

Atualmente, muitas empresas vem prestando mais atenção às soft skills do que as hard skills. Isso porque as hard skills são mais fáceis de serem aprendidas e desenvolvidas.

Então vamos as 10 habilidades mais buscadas no ambiente de trabalho:
  • Boa comunicação
  • Automotivação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Trabalho em Equipe
  • Capacidade de solucionar problemas
  • Habilidade de tomar decisões
  • Habilidade de trabalhar sob pressão e gestão do tempo
  • Flexibilidade
  • Negociação e resolução de conflitos
Top 10 Soft Skills
E como desenvolver as soft skills?

O primeiro passo para desenvolvê-las é conhecê-las! Leia sobre as soft skills, entenda o que são e como refletem no dia-a-dia.

A partir daí é necessário fazer um exercício de autoconhecimento (saiba mais sobre autoconhecimento clicando aqui), descobrir quais são seus pontos fortes e o que é preciso melhorar.

Os feedbacks são de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento. Aprenda a dar e receber feedbacks (A importância do Feedback).

E por último: entre nessa jornada de desenvolvimento e melhoria contínua de cabeça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *