A importância do Feedback

O feedback é muito importante para avaliação de performance e alinhamento entre empresa e colaborador. Quando bem feito, traz engajamento, motivação e cria um elo entre o gestor e colaborador, tornando a comunicação mais fácil e assertiva.

Além de ser uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento, é também uma atitude que demonstra consideração e respeito, pois minimiza as incertezas e a ansiedade.

Deve ser realizado individualmente e SEMPRE buscar o crescimento de quem está recebendo o feedback. Por isso, se houver críticas, elas devem ser construtivas, bem colocadas e nunca ser levado para o lado pessoal.

feedback

Por que o feedback é uma excelente estratégia na Gestão de Pessoas?

Ajuda a identificar pontos fortes e fracos

Através do feedback os colaboradores conseguem perceber quais atitudes estão funcionando e quais não, com isso podem aperfeiçoar os pontos fortes e buscar melhorar os pontos fracos. Também é possível identificar talentos que a pessoa nem sabia que tinha e, até mesmo, onde na equipe o colaborador se encaixa melhor.

Colaboradores seguros trabalham melhor

Quando o funcionário sabe que está fazendo um bom trabalho ou tem uma orientação de como melhorar, ele se torna mais seguro, o que traz um impacto positivo na hora de realizar suas tarefas, inovar e trazer resultados. Mesmo que o feedback seja corretivo, nunca deve ser feito de forma agressiva, mas sim orientando no que pode ser melhorado.

Aumenta a motivação

Saber que está fazendo um bom trabalho e ser reconhecido por isso gera uma sensação de gratidão, aumentando assim a motivação e, consequentemente, a produtividade.
Ao contrário do que muitos pensam, o feedback corretivo também podem aumentar a motivação se feito da forma correta. Todos queremos evoluir e melhorar no que fazemos, então se o feedback for diretivo e construtivo, pode dar o impulso que faltava para alcançarmos o objetivo.

Melhora a comunicação

O feedback é um canal aberto para a comunicação entre líderes e colaboradores, o que proporciona um melhor relacionamento entre ambos, tornando fáceis alinhamentos e conversas que podem trazer bons resultados tanto para empresa quanto para cada um individualmente.

Já sabemos a importância do feedback, porém é essencial sabermos como aplicar na prática. Para isso precisamos primeiro entender os dois tipos de feedback.

Feedback Positivo

Reconhecer o trabalho bem feito é fundamental para que ele continue a acontecer. Elogie quando se deparar com um comportamento ou resultado que espera que se repita, pois o reconhecimento estimula e motiva o colaborador a continuar e melhorar cada vez mais.

Feedback Corretivo

O feedback corretivo deve ser aplicado em casos de comportamento e resultados que não são o esperado, porém deve ser feito com muito cuidado para não causar o efeito contrário, afinal ninguém gosta de ter seus defeitos expostos. Se você não costuma elogiar e reconhecer os pontos positivos, o feedback corretivo irá soar apenas como crítica e poderá desmotivar o colaborador.

A fim de tornar mais fácil essa comunicação, o líder deve dedicar tempo aos colaboradores e até adotar novas formas de feedback. Veja alguns exemplos:

  • Autoavaliação: cada um avalia seu próprio desempenho de acordo com regras pré-estabelecidas;
  • Avaliação do líder: cada gestor avaliar sua equipe;
  • Avaliação da equipe: a equipe avalia o desempenho de cada integrante, definindo metas e objetivos;
  • Avaliação 360 graus: todos diretamente ligados ao colaborador participam da avaliação de algum modo, podendo ser líderes, colegas de trabalho, pares e até mesmo clientes e fornecedores.

Importante!

O feedback deve ser uma via de mão dupla, dando espaço para que os colaboradores também avaliem sobre os acertos e erros da empresa e deles mesmos.

Também é importante que haja uma constância, podendo ser mensal, bimestral, trimestral ou o que melhor se adequar a sua empresa, desde que não seja muito espaçado, pois precisamos melhorar e mudar constantemente a fim de alcançar o resultado necessário.

Na próxima semana, falaremos sobre como dar feedback corretivo.

Aguarde!

Veja também: O poder das palavras para motivação

One Reply to “A importância do Feedback”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *