5 motivos para fazer pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima é uma ferramenta estratégica para que a empresa consiga mensurar a percepção que os colaboradores tem dela, percebendo os pontos fortes e os que precisam ser melhorados. O resultado da pesquisa poderá fornecer informações relevantes para a tomada de decisão.

Essa ferramenta de gestão é uma forma de aproximar os colaboradores da empresa e entender como se sentem no ambiente de trabalho. Ajuda a elevar a motivação da equipe e a reter talentos.

A pesquisa de clima permite que a empresa tenha em mãos um diagnóstico completo do ambiente interno, sendo possível, melhorar a comunicação, aumentar a produtividade, desenvolver e aprimorar a liderança, investir em benefícios que são melhores avaliados, simplificar processos, entre outras coisas.

Para garantir a veracidade e imparcialidade das informações é fundamental que a pesquisa seja feita de forma anônima, deixando os colaboradores a vontade para responder realmente o que pensam. Também é muito importante que os resultados obtidos sejam informados aos envolvidos aumentando a credibilidade das pesquisas. Mostre também o que será feito para melhorar.

Veja 5 motivos para fazer a pesquisa de clima:

Reduz a rotatividade e ajuda a reter talentos

Ter uma taxa alta de rotatividade é totalmente desfavorável para a empresa e tem um custo alto com rescisão, novo processo seletivo, treinamento e integração do novo membro da equipe.

Um clima organizacional ruim pode aumentar a desmotivação e, consequentemente, fazer com que os colaboradores procurem por novas oportunidades.

Melhora a comunicação no ambiente de trabalho

Uma excelente estratégia de comunicação, as pesquisas de clima organizacional permitem que os colaboradores apresentem suas opiniões com sinceridade, fazendo com que a empresa consiga identificar o que precisa ser mudado, trazendo uma melhoria contínua no ambiente de trabalho.

Favorece a imagem da empresa no mercado

Uma empresa que faz pesquisa de clima organizacional, mostra que se preocupa com seus profissionais e que está empenhada em melhorar seus processos. Isso traz uma imagem positiva diante dos clientes e atrai novos talentos para trabalhar na empresa.

Aumenta a motivação e o engajamento

Um bom ambiente de trabalho, onde há a busca contínua por manter o ambiente positivo, se reflete na motivação e no engajamento dos colaboradores. Colaboradores engajados e motivados são mais produtivos, o que causa um reflexo direto nos resultados.

Aperfeiçoa a liderança

Torna possível mensurar o desempenho dos líderes, que são figuras fundamentais para que a equipe se mantenha motivada e realize um bom trabalho, favorecendo a promoção de melhorias e manutenção dos comportamentos que são bem quistos.

Cada dia mais é necessário investir no sucesso dos colaboradores, afinal são eles que fazem a empresa funcionar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *